User Name: Password:
New User Registration
Moderator: Andre Faria 
 BrainKing.pt

Translator(s): pauloaguia

Forum para todos aqueles que estão interessados no BrainKing, na sua estrutura, funcionalidades e futuro.

Notas adicionais:
1) O facto de o fórum ter este nome não significa que o domínio realmente exista.
2) A extensão do nome significa a língua e não o país. Por exemplo, BrainKing.pt é para todos os utilizadores que falam português e não apenas para os portugueses.


Messages per page:
List of discussion boards
You are not allowed to post messages to this board. Minimum level of membership required for posting on this board is Brain Pawn.
Mode: Everyone can post
Search in posts:  

<< <   1 2   > >>
4. March 2008, 18:09:50
Undertaker. 
Subject: Re: Regras das DamasPortuguesas
pauloaguia: Parece que há grandes novidades por cá. Já há uns dias que não aparecia por cá...

Bom, relativamente às tuas dúvidas tenho a dizer o seguinte: as peças capturadas só são retiradas do tabuleiro no final da jogada.
Quanto à tua outra dúvida e pegando no exemplo que deste, uma dama na casa 1 pode capturar as peças 5 e 14, mas caso a dama esteja na casa 10 só pode capturar uma peça, ou 5 ou 14, à escolha do freguês :). No entanto, se a dama estiver na mesma em 10, mas a peça 5 também for dama e a 14 peão, a dama 10 é obrigada a capturar a peça 5 - regra da qualidade.

Outra questão relativamente às diferenças entre damas clássicas (portuguesas) e damas espanholas. Nas damas clássicas, as pedras são colocadas nas casas pretas, enquanto que nas damas espanholas são colocadas nas casas brancas.

Acho que respondi às questões que foram colocadas. Se surgir alguma dúvida é só dizerem :)

19. January 2008, 12:26:59
Undertaker. 
Subject: Re: Lentidãaaaaaaaooo...
Manuel M: Também reparei que o site está mais lento, mas nada de especial. Sobretudo demoro mais alguns segundos quando acedo a fóruns, talvez uns 5 ou 6 segundos, mas nada comparado com 3 minutos como referiu o Manel.

Uma vez que quem se queixa mais são os portistas, não me parece que haja pressa em solucionar o problema eheheh.

Olha, se calhar é capaz de ser culpa d'um dragão que anda por aí a sobrevoar o site. Com uma águia tenho ideia que o site seria muito mais rápido. Ah, e até podem manter a cor vermelha ;) LOL

28. August 2007, 12:16:39
Undertaker. 
Subject: Re: Olha o negócio
Gabriel Almeida: Aproveitei e falei-lhes daquele problema que detectámos quando costumamos fazer lá uns jogos. :D
Já repararam que sem sabermos, eles ou pelo menos alguns estavam a par das conversas que tinhamos sobre o projecto. :)

27. August 2007, 21:54:28
Undertaker. 
Subject: Re: Olha o negócio
!Undertaker!: Sou um apreciador do jogo de damas e, por vezes, costumo visitar o site da UBI e fazer alguns jogos no projecto muito bem concebido por vocês. Desde já os meus parabéns.
Queria apenas chamar a vossa atenção para um pequeno erro que detectei. Quando 2 jogadores fazem vários jogos, a partir do 4º ou 5º jogo, assim que se carrega em “Novo Jogo” não é possível abri-lo. A sensação que dá é que o programa fica encravado e é necessário os jogadores saírem do site e voltarem a entrar para o tal erro não ocorrer. O curioso é que este erro não ocorre nos primeiros jogos, mas apenas a partir do 4º ou 5º como mencionei acima (pelo menos comigo assim sucede). Não sei se será por ambos os jogadores carregarem em “Novo Jogo” ao mesmo tempo ou se é outro problema.
Além desta questão, queria falar-vos de outro assunto, também relacionado com o site. Li o projecto que vocês tinham em mente, publicado neste link, (http://www.di.ubi.pt/cursos/licenciaturas/lei/disciplinas/2864/projectos/projecto110.html?PHPSESSID=37074187f2e397230f59101610ca9432) e, segundo o mesmo, vocês tinham a intenção de desenvolvê-lo, adicionando-lhes outros jogos, entre outras coisas. Gostaria de saber se ainda mantêm essa intenção ou se desistiram da ideia, por talvez o site não ser tão frequentado como gostariam, ou por outro qualquer motivo. A minha questão deve-se ao facto de eu e mais alguns amigos termos pensado em criar um site de jogos, fundamentalmente baseado no jogo de damas. Ainda não está nada decidido, por enquanto não passa de uma ideia. No entanto, não queremos de modo algum fazer concorrência a um site de jogos português que, aparentemente ainda está em fase de iniciação, e que obviamente gostaríamos que tivesse o maior sucesso.
Assim, e caso mantenham a intenção de desenvolver o site, a nossa ideia seria colocada de parte, desejando-vos a melhor sorte.

Carlos Farias: Caro Hugo
Vou comunicar aos programadores o que acaba de relatar.
Quanto à vossa ideia, tenho acompanhado a troca de mensagens que fazem num forum, suponho que checo.
Mantenham este contacto e, também, com os endereços que vão em CC.
Cumprimentos
CF

Undertaker: OK. Sim, de facto o forum é checo. Está integrado num site de jogos, onde existem diversos foruns, dois dos quais para jogadores cuja língua oficial é o português. Se costumas jogar lá, estás à vontade para poder participar no forum, tal como as restantes pessoas que integram o projecto UBI. Se encontraste, por mero acaso, o forum enquanto pesquisavas algo na net, fica aqui o link http://brainking.com/ para o caso de algum de vocês estar interessado em criar conta e, assim poder jogar lá e/ou participar no forum.

Samuel Gomes: Hugo começo por me apresentar, sou um dos programadores do projectos, era eu e o Jorge e o projecto durou um ano.
Hugo o projecto que mencionaste foi o projecto já concebido neste último semestre que passou, que é o que se encontra online apenas sem a funcionalidade :
- Possibilidade da inserção e resolução de problemas (ex: finais de partidas)
Pois esta funcionalidade ainda precisa de correcção de algunas problemas, talvez o meu colega de projecto (Jorge) ainda resolva o problema.
O projecto ainda pode ter algunas bugs, pois foi um trabalho árduo de apenas 2 pessoas a implementar que durou um ano e foi muito trabalho para pouco tempo.
Quanto ao futuro do projecto eu acho que o meu professor(Pedro Araújo) talvez proponha outros projectos que sejam a correcção de bugs que
este tenha e inserção de novas funcionalidades, mas só ele pode responder.
Já agora falaste na criação de um site com jogos de damas, mas tás a falar de damas clássicas portuguesas? E o desenvolvimento está ligado
a alguma empresa ou apenas por gosto pessoal?

Undertaker: Bem, tudo começou no forum português de um site de jogos checo. Nesse site há várias variantes de damas, algumas pouco ou praticamente nada conhecidas, não existindo a variante de damas clássicas. Daí, surgiu a ideia de se criar um site de jogos português. Alguns jogadores já tinham tido essa ideia, mas nunca chegou a nada de concreto. Agora a ideia resurgiu. Por enquanto, a ideia não passou daquele forum, por isso, o desenvolvimento desse site seria apenas por gosto pessoal. No entanto, se fosse possível o apoio de uma empresa seria muito melhor, nada que não se possa tentar arranjar, caso a ideia avance. Quando falei na criação de um site de jogos de damas, as damas clássicas seriam a variante que merecia especial destaque, pois é a variante do nosso país. No entanto, também tinhamos em mente adicionar mais algumas variantes, também bastante conhecidas, caso das internacionais, russas e anglo-americanas, por exemplo. Colocámos a hipótese de se englobarem mais alguns jogos, talvez o xadrez, cinco em linha e pouco mais. Digamos que seria a base do site. Se este começasse a ter sucesso, seriam-lhe gradualmente acrescentados novos jogos, foruns, etc.
O teu colega disse-me, no mail, que seguiu a conversa entre mim e alguns amigos no forum do site, por isso, julgo que não valerá a pena estar a massacrar-te com todos os pormenores das ideias que já tivemos. Acrescento apenas que foi colocada a hipótese, caso a ideia se torne de facto realidade, de se poder utilizar o projecto UBI como base de trabalho, podendo inclusive haver uma parceria entre vocês e nós, caso haja interesse da vossa parte, e caso a vontade então demonstrada pelos meus amigos do site ainda se mantenha. Vontade e tempo, claro.
Vou colocar no forum a troca de mails entre nós, de modo a pôr os meus amigos ao corrente do que se passa, e ver qual a reacção deles. Deixo também aqui o link do site de jogos para o caso de vocês quererem criar conta e assim poderem participar nas conversas do forum sobre este assunto http://brainking.com/.
Se por alguma razão não quiserem, a conversa poderá sempre processar-se por mail.

27. August 2007, 21:44:48
Undertaker. 
Subject: Olha o negócio
Ainda se lembram da eventual ideia de criarmos um site de jogos de damas? Bem, eu tinha ficado de falar com o pessoal do projecto UBI para ver qual a resposta deles. Já falei com eles e já me responderam. No post seguinte, vou colocar a troca de mails para vos pôr a par do que disseram.

27. July 2007, 13:47:57
Undertaker. 
Subject: Re: Olha o negócio!
Gabriel Almeida: Sim, era mais ou menos isso. E também tinha em mente o que referiste: artigos, classificações nacionais e internacionais, links, etc. No entanto, a ideia em que tinha pensado, e apesar de até poder ser um "santuário de damas", não teria exclusivamente jogos de damas. Haveria muitos outros como xadrez, reversi, dominó, linhas, talvez cartas, etc. Mas se o Fencer é o dono do BK e enche o site de variantes de xadrez, algumas ridiculas, então porque não fazer o mesmo com as damas? É, claro, que não estava a pensar cair no erro dele (Fencer) e colocar variantes do tipo damas havaianas ou de sentido único ou paraquedistas, porque isso só são jogos de damas interessantes na cabeça do próprio. As havaianas parecem froglet e nas de sentido único quem começa tem enormes possibilidades de ganhar. Ora isso tira logo o interesse.
Mesmo assim haveria um leque alargado de variantes: clássicas, anglo-americanas, internacionais, italianas, damas russas, damas turcas, pool checkers, damas frisonas, damas checas, damas tailandesas, julgo que também há damas chinesas, suicidas (anti-damas), damas góticas, damas de canto...o alquerque também poderia ser incluído já que foi a partir desse jogo que surgiram as damas actualmente conhecidas. E do nada já estão aqui 15 variantes :)

27. July 2007, 11:46:11
Undertaker. 
Subject: Re: Olha o negócio!
Nuno Reis: No link que disponibilizei sobre o projecto da UBI, está o e-mail dos 2 responsáveis por esse projecto. Poderiamos informá-los da nossa ideia, perguntar-lhes se estão realmente interessados em desenvolver o site como mencionaram, e se sim qual a disponibilidade de tempo que teriam para se dedicar a ele. Se fosse elevada ou pelo menos média, seria uma questão de encontrar mais alguns informáticos para se dedicarem apenas a tempo parcial e talvez assim fosse mais fácil. No BrainKing já deu para ver que há muitos, não só portugueses como estrangeiros, seria uma questão de lhes falar na nossa ideia e ver qual a receptividade. Também nunca se sabe se falando com a federação portuguesa de damas não se encontra algum jogador federado que seja informático. Com certeza se disponibilizaria para ajudar. Era uma questão de se falar. Além disso, ao pergarmos no projecto da UBI, já teriamos uma base por onde começarmos, o que já seria bom e algum trabalho poupado.
Como o Gabriel referiu, colocavamos várias variantes de damas, à excepção das checas claro ehehe...nah, poderiamos era criar um site com todas ou com uma grande quantidade de damas que se jogam em todo o mundo. Não há nenhum site onde se encontrem todas, estão sim espalhadas por vários sites de jogos. É claro que a sua inclusão seria aos poucos, conforme fosse a receptividade dos jogadores ao possível site ;)

26. July 2007, 19:26:44
Undertaker. 
Subject: Re: Olha o negócio!
pauloaguia: A ideia era algo ainda inicial, teria de ser tudo muito bem pensado, mas se fosse implementada teria de haver diferentes classificações, claro. Ou então, e foi esta a ideia que inicialmente me ocorreu, haver alguns jogos, que em função das suas características, se jogaria em tempo real, enquanto outros se jogariam tal como se joga aqui.
Mas isso são coisas que se veriam a seu tempo...

26. July 2007, 18:38:11
Undertaker. 
Subject: Re: Olha o negócio!
Gabriel Almeida: Um dos motivos que me levou a colocar a minha ideia de lado foi o que li neste link: http://www.di.ubi.pt/cursos/licenciaturas/lei/disciplinas/2864/projectos/projecto110.html?PHPSESSID=37074187f2e397230f59101610ca9432
Segundo os autores do projecto, parece que a ideia deles é algo parecida com a que tivemos, ou seja, desenvolver o site e à medida que o número de jogadores for aumentando, criar condições para que seja um site semelhante ao ludoteka.com. Assim, não me pareceu por bem estar a iniciar um projecto, que mais não faria do que servir de concorrente ao UBI.
No entanto, parece que esse projecto está em stand-by. Nada foi acrescentado ao que já havia no site. Poderiam ter colocado outro(s) jogo(s), talvez as damas internacionais, já que, como deves saber, também integram o calendário nacional da federação. A verdade é que naquele site é raro encontrar-se mais jogadores online, o que é pena.
Contudo, julgo que se eles introduzissem mais alguns jogos (mesmo que poucos) e um forum de debate sobre as damas, por exemplo, talvez o número de afluência ao site fosse maior. Estas ou outras ideias.
Mas se o site da UBI não passar daquilo que é hoje, parece-me bem estudar a alternativa de criar um site, com o apoio da federação. Parece que temos gestor, informáticos, ideias não faltam com certeza. Talvez uma tradução para inglês fosse necessária para cativar membros de outros países, e julgo que tradutores também há em quantidade no BK.
Seria uma questão de retirar aspectos positivos do BK, ludoteka, kurnik e outros e assim formar um site que tivesse grandes hipóteses de sucesso.
Olha, não sei se é possível, mas como há jogadores que preferem jogar em tempo real (como no ludoteka) e outros que preferem jogar tal como se joga aqui (BK), talvez não fosse má ideia criar um site onde se pudesse conciliar ambas as alternativas de jogabilidade. Será isso possível? Se for, acho que não existe nenhum que reuna tais características.

25. July 2007, 21:42:33
Undertaker. 
Subject: Re: Olha o negócio!
Nuno Reis: Parece que já todos tivemos a mesma ideia. Há cerca de 2 meses perguntei ao Paulo quais os lucros/despesas que um site destes dá e se a médio prazo seria um negócio de sucesso. Na altura, tinha pensado em divulgar a ideia à federação portuguesa de damas, sendo ela um dos financiadores, juntamente com outros possíveis interessados. O objectivo seria que (grande) parte do lucro obtido reconvertesse a favor da própria federação, já que, actualmente, vive com alguns problemas financeiros, que não lhe têm permitido expandir o jogo a nível nacional como certamente gostariam.
Estive para falar com o Fencer de modo a saber alguns pormenores acerca do historial financeiro do site. No entanto, a federação portuguesa de damas é amadora e não parece dinâmica o suficiente para apostar numa ideia dessas, a qual também teria riscos de fracassar, como é óbvio. Acabei por colocar a ideia e intenção de lado.
Mas se alguém tiver a coragem para avançar com o projecto de criar um site, que inclua o jogo de damas clássicas, tem o meu apoio e a certeza que serei um jogador assíduo do site ;)

25. July 2007, 18:08:15
Undertaker. 
Subject: Re: Damas
pauloaguia: Já que se está a falar tanto nas damas clássicas, como é que ficou aquela questão da tradução do link Ajuda para português e em troca o Fencer introduziria a variante lusa no BK? Nunca mais se falou nisso...

25. July 2007, 17:45:05
Undertaker. 
Subject: Re: Damas
Ferjo: Nah, são as damas do costume, as anglo-americanas.

25. July 2007, 17:10:50
Undertaker. 
Subject: Re: Damas
Nuno Reis: Eheheh, no primeiro jogo, a vantagem foi sempre pequena, quer para mim quer para o programa, no segundo é que a meio do jogo já me dava grande vantagem ou até mesmo o jogo ganho.
Bem, o facto de não haver limite de tempo para fazer uma jogada também ajuda.

25. July 2007, 16:59:17
Undertaker. 
Subject: Re: Damas
Nuno Reis: O site do chinook tem 3 graus de dificuldade. Quando colocaste o link, resolvi tentar a minha sorte, no nível mais acessível claro, e para meu grande espanto empatei o primeiro jogo e ganhei o segundo com alguma facilidade, ficando ainda com 3 peças. Os outros níveis é que já não devem ser brincadeira. Tenho de experimentar um dia destes. :)

19. July 2007, 18:58:07
Undertaker. 
Subject: Re:
Nuno Miguel: É verdade, é uma vergonha, isso para não falar que está constantemente de férias e que até o proibiram de organizar torneios ainda antes de passar a peão. Como é que foi possível ter sido o nosso Grande Chefe? eheheh
Ah, já agora aproveito para te dar os parabens pela vitória no torneio premiado de Reversi e pela passagem a cavaleiro...no último jogo não deste mesmo hipóteses ;)

8. June 2007, 16:00:57
Undertaker. 
Alguém me sabe dizer porque é que quando fazemos um convite a um jogador e esse convite permanece em espera, não nos é possível ver qual será a mudança esperada no ranking em caso de vitória, empate ou derrota? Só o jogador a quem é feito o convite é que pode ver.

21. May 2007, 17:18:59
Undertaker. 
Subject: Re: Sporting!
Taxinha: ehehe, muito bem visto, e para o ano terá 32 :)

13. May 2007, 00:00:58
Undertaker. 

Instalei à bocado o Internet Explorer 7.0 e desde então consigo aceder aos foruns sem desaparecerem as mensagens mais recentes. Parece que fiquei com o problema resolvido. :)


10. May 2007, 14:01:36
Undertaker. 
Subject: Re: Mensagem ao Paulo
Gabriel Almeida: A mim também me acontece o mesmo, mas apenas o ter de andar para cima e para baixo para poder ler mensagens recentes. Quanto ao resto ainda não dei por nada e penso que esteja tudo bem.

21. April 2007, 18:33:51
Undertaker. 
Subject: Inscrição para peões

Estava a ler os 2 últimos posts e surgiu-me uma questão relacionada com as inscrições, que não sei se já foi abordada anteriormente no BrainKing. É referente ao valor das respectivas inscrições e o poder de compra e/ou salário mínimo em cada país. De um modo geral, os jogadores pertencentes a países da OCDE têm condições monetárias para poder pagar uma inscrição, seja ela qual for (talvez à excepção da torre negra para não falar do marajah). No entanto, determinados jogadores de países menos desenvolvidos, que queiram aumentar o seu nível de inscrição, poderão não ter essa disponibilidade financeira, já que os salários auferidos são francamente inferiores. Não sei até que ponto não seria boa ideia rever os preços das inscrições de acordo com o país de origem.


É claro que isto não é assim tão linear. Há sempre a questão da falsa nacionalidade, tal como nos países menos desenvolvidos quem tiver condições para ter 1 computador também deverá ter (em princípio) para pagar uma inscrição, e ainda o facto de nos países menos desenvolvidos haver muitas pessoas com condições monetárias para poder pagar qualquer tipo de inscrição, que saíriam beneficiados em relação a outros, do mesmo país, mas muito mais pobres.


É, portanto, uma questão controversa, mas achei que deveria colocá-la aqui, caso alguém queira debatê-la ou fazer chegar ao Fencer.


2. March 2007, 12:20:18
Undertaker. 
Subject: Re: Auto Pass
Gabriel Almeida: Essa ideia parece-me ser bastante boa, pois vai tornar os jogos muito mais rápidos, sobretudo com os jogadores mais lentos. Tive a ler o link que a Patrícia colocou, mas fiquei com uma dúvida. Aí é referido que o mecanismo apenas irá funcionar, por enquanto, para os jogos de gamão. Jogos de gamão entende-se apenas por jogos de gamão ou incluindo as suas variantes? Acho que faria sentido ser para as variantes também. E outra coisa, que o Gabriel referiu, o auto pass poderá dar para as damas, embora eu seja contra e passo já a explicar porquê, mas não estou a ver como dará para o xadrez. As capturas não são obrigatórias, logo o mecanismo não serve nesse jogo (só se me está a escapar qualquer coisa). Em relação às damas, sou contra a utilização desse mecanismo, porque, por vezes, há jogadas em que há 3 ou 4 jogadas seguidas com capturas pelos 2 jogadores. Ora, isso faria com que quando voltassemos ao jogo, este fosse completamente diferente. É claro que podemos rever as jogadas voltando atrás, mas acho nos jogos de damas prefiro como está. Não fossem os jogos de damas a minha paixão. lol. 

28. November 2006, 20:17:07
Undertaker. 
Subject: Re: Damas clássicas

pauloaguia: Também podes contar comigo para o que precisares. Agora ando um bocado atarefado com trabalhos para a faculdade, mas sempre se arranja algum tempo. Quanto ao 3º requisito pedido, escrevo decentemente em português...já em inglês é mais complicado, mas consigo desenrascar-me razoavelmente. Não posso terminar este post sem elogiar a tua brilhante ideia de propor uma "troca de favores ao Fencer" ehehe. Muito bem pensado :) parabens pela ideia


28. September 2006, 14:02:43
Undertaker. 
Subject: Damas Clássicas (ou Portuguesas)
Fico satisfeito por saber que gostaram do artigo e também penso que poderá ser muito útil para a implementação do jogo no site.

Vou agora fazer um ponto da situação sobre os esforços que já desenvolvemos para divulgar a ideia de implementarmos o jogo das damas clássicas no BK e os apoios que já conseguimos.
Antes de mais, seria fundamental possuirmos as regras das damas clássicas traduzidas em inglês. Temos 2 textos: o meu artigo e a petição feita pelo hexkid, o que é um excelente ponto de partida.
Encarreguei-me de divulgar a nossa ideia pelos fóruns dos diferentes países, de modo a verificar qual seria a reacção à ideia. Conseguimos vários apoios, nomeadamente da Turquia, através da Ebru, da Itália, através do FrancescoLR (torre negra) e da Espanha, pelo Naughtypawn. Segundo disse o FrancescoLR, ele próprio já tinha tentado introduzir várias variantes de damas no BK, mas sem sucesso.
Como disse o Taxinha, e muito bem, falta o mais importante, convencer o Fencer. Ora, aqueles que poderão ter um papel relevante serão as torres negras e vários jogadores checos, com alguma influência sobre o Fencer. Quanto a torres negras, temos o apoio do hexkid e da mgraça. Penso também que teremos o apoio do FrancescoLR. Segundo sei, há vários jogadores portugueses, sobretudo os mais “antigos” que conhecem jogadores checos e que poderão persuadi-los a falar do assunto ao Fencer. Acho que é por aqui que devemos apostar.

Feito o ponto da situação, poderemos seguir vários caminhos:
1 – Esperar algumas semanas e ver o que fará o Fencer.
2 – Falar, desde já, com o Fencer e dizer-lhe o que ele acha da implementação das damas clássicas. Alguns jogadores já se encarregaram disso e a resposta foi, aparentemente, positiva. Neste caso, penso que poderíamos perguntar-lhe para quando essa implementação.
3 – Se ele não se mostrar muito receptivo, resta-nos uma terceira alternativa que será concertar uma estratégia, mas, desta vez, muito bem organizada e eficiente, de modo a termos resultados praticados. Esta estratégia seria novamente criar uma petição.
Sem querer minimizar o texto feito pelo hexkid na tradução das regras das damas clássicas, parece-me que o meu artigo está mais completo e penso que o poderíamos utilizar. Visto que temos o apoio de jogadores de vários países, poderíamos falar-lhes explicando a nossa iniciativa, de modo a que eles a divulgassem nos respectivos fóruns e assim reunir um grupo significativo de apoiantes de cada país. Já temos 1 apoio da
Espanha, Itália e Turquia que poderão ser o nosso interlocutor nos respectivos fóruns. Poderemos conseguir mais alguns apoios com jogadores de outros países.

Dos 3 caminhos que acima expus, sou a favor do segundo, já que esperar não é o meu forte. lol. Mas a maioria ganha, por isso, aceitam-se comentários, sugestões e todo o tipo de dicas para levar a nossa causa em frente.

27. September 2006, 12:45:15
Undertaker. 
agora sim, aqui está ele:
Link

27. September 2006, 12:34:19
Undertaker. 
Subject: Damas Clássicas (ou Portuguesas)
Nos últimos tempos, grande parte do pessoal que frequenta os foruns portugueses tem unido esforços para trazer para o BrainKing o jogo das damas clássicas. Aproveitando o mês dos artigos do BrainRook.com, resolvi escrever um artigo sobre esse jogo, de modo a publicitá-lo e a ver qual será a opinião dos leitores. Penso que será uma boa maneira de conseguir com que as damas clássicas façam parte do lote de jogos do Brainking.
Fica aqui o Link

8. September 2006, 17:52:32
Undertaker. 
Subject: Re: Links
pauloaguia: Sim, os links portugueses estão em 2º lugar. Uma vez sugeri ao Fencer o site ludoteka.com, mas ele colocou-o nos links espanhóis, mas se repararem na breve descrição que vem juntamente com o link, escrita por mim, está em português. Não sei o porquê do Fencer o ter colocado nos links espanhóis, talvez por o site ser de origem espanhola...

24. August 2006, 14:26:57
Undertaker. 
Subject: Damas Portuguesas/Espanholas/Clássicas
Já divulguei a ideia pelos foruns de todos os países (à excepção do Russo e Chinês). O entusiasmo parece não ser muito para já, mas começamos a ter as primeiras respostas (forum turco e italiano). Ficam aki os links, caso queiram consultá-los e fazer comentários)

Link

Link

22. August 2006, 17:33:28
Undertaker. 
Subject: Damas Portuguesas
Ah, como muitos dos países onde se jogam damas portuguesas são antigas colónias francesas (Norte de África) e espanholas (América Latina) e estes países não têm foruns, espero que frequentem os foruns dos antigos países colonizadores, uma vez que falam a mesma língua. Se não frequentarem, torna-se muito complicado divulgar a ideia aos jogadores desses países...

22. August 2006, 17:28:27
Undertaker. 
Subject: Damas Portuguesas
Parece que a nossa petição não está a ter muito êxito...até agora temos muito poucas assinaturas, todas elas do pessoal que costuma escrever no forum, e temos zero assinaturas de jogadores estrangeiros, o que é muito mau. O Gabriel e o André já divulgaram a ideia no forum espanhol. O link da petição colocado pelo André nesse forum estava errado, mas já coloquei o link correcto. Esperemos que tenha efeitos práticos no número de assinaturas.

Utilizei os comentários do Gabriel e do André no forum espanhol e coloquei-os no forum francês, juntamente com o link da petição.

Link

18. August 2006, 17:37:12
Undertaker. 
Subject: Re:
Nuno Miguel: Quanto ao nome do jogo seria justo terem o nome de damas portuguesas, uma vez que, como disse o Ferjo, foram os espanhóis que adaptaram as nossas regras, mas mantiveram o nome de damas espanholas, e o esforço para levar esta ideia a avante tem sido dos portugueses. No entanto, o mais correcto, para mim, seria terem o nome de damas clássicas, uma vez que se forem à federação portuguesa de damas (encontra-se num dos links mencionados pelo Gabriel Almeida) encontrarão lá essa designação. Reconheço que esse nome (damas clássicas) possa ser desconhecido para alguns ou até muitos apreciadores deste jogo, mas, como se diz, não se pode agradar a gregos e a troianos. Por isso, proponho o seguinte: fica a designação de damas clássicas (e se quiserem pode até ficar entre parentesis damas portuguesas/espanholas, ou algo do género), ou então vai a votos, isto é, todos aqueles que assinarem o texto, que estamos a pensar enviar ao Fencer, têm o direito de escolher qual o nome que preferem, dentro de um universo de 3 nomes, por exemplo. Poderiamos escolher entre damas portuguesas, damas espanholas e damas clássicas e a que tivesse mais votos ficava.

18. August 2006, 12:44:28
Undertaker. 
Subject: Damas Portuguesas
Temos um jogador que é torre negra e que está disposto a apoiar a nossa ideia, o que é muito bom. Se calhar, se conseguirmos ter o apoio de mais torres negras a possibilidade de levarmos a nossa ideia a avante seria ainda maior, não acham?
Falando agora noutro aspecto, penso que todos estão de acordo que é fundamental termos o apoio de jogadores estrangeiros. Alguém já tentou divulgar a nossa ideia entre jogadores estrangeiros? Nesta questão, acho que os jogadores mais antigos podem desempenhar um papel de maior relevo, pois, provavelmente, sao os que conhecem mais jogadores de outras nacionalidades. No entanto, todos os jogadores podem ajudar, divulgando a nossa ideia a adversários com quem estejam a jogar, ou escrevendo no forum de outros países, ou falando com jogadores estrangeiros que conheçam muitos jogadores no BraiKing. Todas as ideias e esforços são úteis

16. August 2006, 20:40:53
Undertaker. 
Subject: Re: Damas Portuguesas
aissi: Foi o Ferjo que me falou nisso, e eu resolvi divulgar a ideia pelo forum. As diferenças entre a variante portuguesa e checa (que é a mais semelhante) são algumas e a meu ver poderiam justificar a introdução de mais uma variante. O número de jogadores portugueses neste site é bastante elevado e merece a atenção do Fencer. Além disso, é um jogo bastante popular entre muitos países, o que poderá atrair novos participantes ao site. Penso que estes poderão ser bons argumentos a utilizar, juntamente com outros, para tentar convencer o Fencer a mudar de ideias.

16. August 2006, 20:32:25
Undertaker. 
Subject: Re: Damas Portuguesas
hexkid: Sim, as regras espanholas são iguais às portuguesas. As regras tb estao no site www.ludoteka.com. De vez em quando jogo nesse site. O facto das regras serem iguais parece-me extremamente importante, uma vez que seria bom para atrair mais participantes. As damas que se jogam em Portugal são tb jogadas em Espanha, França, na América Latina e no Norte de África (Marrocos, Argélia, Tunísa). Quantos jogadores espanhóis existem neste site? Nem devem chegar a metade dos portugueses. Ora, a introdução desta variante poderá trazer muitos mais participantes a este site.

16. August 2006, 19:38:37
Undertaker. 
Subject: Re: Damas Portuguesas
Gabriel Almeida: Exactamente. E quanto à questão da casa preta à direita, importa referir que, nas damas checas, o facto da casa preta ser à esquerda pode dar alguma vantagem ao nosso adversário, caso esteja mais familiarizado com as damas checas. Embora reconheça que com uma questão de habito esse aspecto seja ultrapassado, com maior ou menor dificudade. Ainda em relação às capturas das damas e do peão, caso o número de peças a capturar seja igual, podemos escolher se capturamos com a dama ou com o peão (não estou 100% certo deste aspecto, mas penso que seja como referi)

16. August 2006, 17:48:14
Undertaker. 
Subject: Damas Portuguesas
Reparei que há várias pessoas interessadas em que exista o jogo de damas portuguesas no BrainKing. Segundo consta, já várias pessoas enviaram mails aos organizadores do site, mas sem resultados práticos. Uma vez que a presença de portugueses neste site é bastante elevada (353 jogadores, o que corresponde ao 10º lugar), parece-me mais do que justificada a presença de um jogo bastante popular como são as damas portuguesas. Além disso, a variante de damas existente no nosso país é tb jogada em muitos países caso da Espanha, França, alguns países do Norte de África e da América Latina, o que demonstra o enorme interesse que o jogo teria, tal como poderia levar a um aumento do número de participantes neste site. Penso que seria uma boa ideia se todos os interessados demonstrassem o entusiasmo por esta ideia, enviando mails aos organizadores do site ou através de outros meios, que poderiam partilhar no forum. Se por um lado é verdade que a variante de damas checas é parecida com a variante de damas portuguesas, tb é verdade que existem muitos jogos bastante semelhantes, como é o caso do Gamão (Gamão, Corrida de Gamão, Gamão Congestionado) e de outros jogos, não me parecendo essa uma desculpa aceitável para as damas portuguesas não serem aceites. Agradeço o empenho de todos os interessados

2. July 2006, 16:22:57
Undertaker. 
Sério? entao temos que escrever todos (e muito) para nos ajudar-mos uns aos outros

2. July 2006, 16:11:45
Undertaker. 
Estou a ver que isto é que vai ser competição: jogar, entrar e sair dos foruns vai ser a vida de muitos nos próximos tempos ehehe

<< <   1 2   > >>
Date and time
Friends online
Favourite boards
Fellowships
Tip of the day
Copyright © 2002 - 2024 Filip Rachunek, all rights reserved.
Back to the top